Pular para o conteúdo principal

Grécia Mitológica

Depois da Grécia antiga, Pedrinho, Emília e Visconde foram para a Grécia Mitológica procurar a Tia Nastácia, raptada pelo Minotauto!

Os gregos criaram vários mitos para poder passar mensagens para as pessoas e também com o objetivo de preservar a memória histórica de seu povo. Há três mil anos, não havia explicações científicas para grande parte dos fenômenos da natureza ou para os acontecimentos históricos.
Portanto, para buscar um significado para os fatos políticos, econômicos e sociais, os gregos criaram uma série de histórias, de origem imaginativa, que eram transmitidas, principalmente, através da literatura oral.
 Grande parte destas lendas e mitos chegou até os dias de hoje e são importantes fontes de informações para entendermos a história da civilização da Grécia Antiga. São histórias riquíssimas em dados psicológicos, econômicos, materiais, artísticos,  políticos e culturais.

Entendendo a Mitologia Grega. 
Os gregos antigos enxergavam vida em quase tudo que os cercavam, e buscavam explicações para tudo. A imaginação fértil deste povo criou personagens e figuras mitológicas das mais diversas. Heróis, deuses, ninfas, titãs e centauros habitavam o mundo material, influenciando em suas vidas. Bastava ler os sinais da natureza, para conseguir atingir seus objetivos. A pitonisa, espécie de sacerdotisa, era uma importante personagem neste contexto. Os gregos a consultavam em seus oráculos para saber sobre as coisas que estavam acontecendo e também sobre o futuro. Quase sempre, a pitonisa buscava explicações mitológicas para tais acontecimentos. Agradar uma divindade era condição fundamental para atingir bons resultados na vida material. Um trabalhador do comércio, por exemplo, deveria deixar o deus Hermes sempre satisfeito, para conseguir bons resultados em seu trabalho.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Branca de Neve é transportada ao Sítio!

No episódio A Convenção das Bruxas, a Branca de Neve usou o pirlimpimpim que estava na carta que a turma mandou. A princesa se transportou ao Sítio em questões de segundos.

Curiosidades de Saturno

Introdução Saturno é um planeta que faz parte do Sistema Solar. É o segundo maior planeta do sistema solar e sua órbita está localizada entre as órbitas dos planetas Júpiter e Netuno. Características de Saturno - É um planeta com uma densidade significativamente baixa; - Ao redor do planeta existem anéis formados por restos de meteoros e cristais de gelo; - Possui 60 satélites ou luas, sendo as mais conhecidas: Titã, Encélado, Mimas, Tétis, Febe e Japeto; - Seu diâmetro equatorial é de 120.536 km; - A atmosfera de Saturno é composta, principalmente, pelos seguintes elementos: Hidrogênio (aproximadamente 90%), Hélio, Metano, Vapor de Água, Amônia, Etano e Fósforo; - O interior de Saturno é composto por rochas, gelos e uma camada de hidrogênio metálico; - Os ventos em Saturno podem atingir a velocidade de quase 2.000 km/h; - Este planeta possui um formato esferóide com achatamento nas regiões polares; - O movimento de rotação (ao redor de seu eixo) dura cerca de 10,5 horas; - Saturno l

Pirlimpimpim: Uma forma de correio!

O Pó de Pirlimpimpim, além de levar a turminha para vários lugares, pode ser usado como uma forma de correio. Enviar cartas, objetos e muitas outras coisas. O pó de pirlimpimpim tem mil e uma utilidades.